Quais são e como definir os pilares de uma marca

Entenda nesse artigo o que são os pilares de uma marca, entenda o que fazem e saia daqui sabendo montar os pilares da sua empresa!

Tudo começa com uma ideia que passa por uma mente empreendedora. Basta algumas ações para que uma ideia se transforme em uma marca. Uma boa empresa começa sabendo qual o seu objetivo e onde pretende chegar.

Esses são os objetivos dos pilares. Auxiliar a expor onde a marca quer e pode chegar. São os pilares os princípios de uma empresa e eles devem estar claros e precisam ser usados para tomar as decisões do negócio.

Não existe um manual que diga exatamente quais são os pilares de uma marca. Mas por padrão vemos 3 temas rondando todo negócio: missão, visão e valores. Dificilmente as empresas não possuem essas três definições elaboradas.

Além desses três itens vemos também outros três assuntos que costumam aparecer: pessoas, processos e produtos. Os famosos 3Ps são bastante citados na série de Marcus Lemonis, “O Sócio”.

Vamos falar sobre cada um desses 6 termos e te ajudar a enxergar os pilares da sua marca!

Missão – A missão de uma empresa nada mais é do que a razão pela qual a empresa nasceu. É preciso entender o que motivou o negócio a nascer, qual o propósito dela no mercado.

Por exemplo a Missão do Estúdio 701 é construir marcas comunicativas aplicando design e comunicação, buscando unir profissionais e tornando o mercado de comunicação e design mais unido e forte.

Visão – Já a visão é o que a marca espera para os anos de sua existência. A visão é sobre sonhar com os pés no chão, imaginar as barreiras que a marca pode quebrar e os patamares que ela pode atingir.

Para efeito de exemplo, a visão do Estúdio 701 é criar um ambiente comercial colaborativo, no qual profissionais possam se especializar naquilo que melhor se encaixam.

Valores – Aqui é onde aparecem os ideais da marca. São as atitudes, qualidades e comportamentos que a empresa precisa ter diante das situações que podem ocorrer.

Como exemplo, os valores do Estúdio são: processos bem definidos; parcerias ao invés de funcionários; comunicação humanizada; comprometimento independentemente do tamanho do projeto.

Se você não assiste “O Sócio” vou resumir os 3Ps aqui.

Pessoas – Esse é o pilar mais importante de todos. A empresa pode ter os melhores processos, mas eles só serão bem aplicados se as pessoas estiverem envolvidas com a empresa. Por isso é importante ter pessoas capacitadas e que acreditam no seu negócio. Esse é o primeiro passo!

Processos – Agora sim podemos citar os processos. Essa parte é importante para buscar entender onde é possível melhorar. Os processos definem a que passo sua marca andará em busca da visão. É preciso ter definido cada processo por menor que seja, afinal, todos as pessoas precisam saber claramente o que acontece na empresa!

Produtos – Pensar no produto da empresa é um passo importante na conquista de clientes e evolução da marca. Entretanto é preciso lembrar que só pensar no produto é um erro gravíssimo.

Vale lembrar que todos os pilares são importantes, portanto, não pense em focar em um de cada vez. Busque aprimorá-los juntos e constantemente. O sucesso não vem rápido, então vá com calma, pense em cada etapa.

Os pilares são lindos nos quadros onde são emoldurados. Mas ficam ainda mais bonitos quando são utilizados de fato e estão na ponta da língua de todo o time da empresa e não só nos gestores.

Nossos processos de criação de marca utilizam os pilares como base. Eles auxiliam a criar elementos visuais que reforçam cada pilar e cada sentimento envolvido na marca, chame a gente no Whats e vem entender melhor sobre os nossos processos!