Quando é a hora certa para se fazer uma marca?

Tá aí uma pergunta que muita gente nos faz. A resposta não é tão simples quanto queríamos que fosse. Mas vamos usar as palavras deste conteúdo para tentar explicar pra você quando é hora de agir!

Primeiro de tudo, a gente precisa diferenciar uma marca de um projeto de identidade visual. É muito comum que, no dia a dia, a gente mesmo acabe chamando identidade visual de marca. Bem provável que se você procurar no Google a diferença entre marca e identidade visual você saia mais confuso do que quando começou a pesquisa.

Mas vamos tentar usar da criatividade que domina nossos cérebros pra exemplificar: você já ganhou uma camiseta de presente e alguém falou: “essa camisa é a sua cara!”? Você já parou pra pensar quais são as características que fizeram a pessoa dizer isso?

Bom, talvez a pessoa tenha falado só pra participar da conversa, ou talvez a pessoa tenha realmente encontrado alguns pontos em comum entre você e a camiseta.

Vamos trabalhar aqui apenas com a segunda hipótese, por favor!

O que fez a pessoa citar essa frase pode ter sido: algum símbolo, algum desenho, alguma frase, alguma letra de música, alguma foto estampada ou talvez o estilo de corte da roupa, talvez as cores, etc. São diversos pontos que podem ser observados em uma única camiseta. Estes itens estão relacionados a marca.

Ou seja, marca é tudo aquilo que gera algum tipo de sensação ou lembrança em alguém. Se você entrar de olhos vendados em alguma loja da Melissa, é bem provável que você saiba onde está entrando. Da mesma forma, se te entregarem três biscoitos (ou bolachas 🤷‍♂️) e só uma delas for feita pela sua vó, é bem provável também que você saiba qual é o dela.


Você sabe que marca é essa?


Você jamais tomará um copo de Pepsi e confundirá com Coca-Cola (a não ser que você nunca tenha tomado nenhum dos dois…).

Essas características não se constroem de uma hora para outra. Elas estão com você há muito tempo. O mesmo ocorre para as empresas. Quando um negócio inicia, mesmo que não tenha acompanhamento de alguém responsável pela comunicação, ele vai tomando suas formas e automaticamente algumas características são criadas: atendimento personalizado, cheirinho próprio dentro do espaço da loja, organização em todos os setores, uma musiquinha leve no ambiente, entre outras inúmeras coisas que podem ser atribuídas à empresa. Aqui vale ressaltar que características negativas também podem ser atribuídas, como aquela empresa de telefonia e internet que costuma ter um péssimo atendimento 👀

Então identidade visual só pode ser…

Isso mesmo que você está pensando! (a gente espera que você esteja acompanhando o raciocínio…)

Identidade visual são todos os elementos visuais que compõem a marca. Ficou confuso? Peraí!

Digamos que aquela camiseta que você ganhou é laranja. E você está sempre vestindo roupas de cor laranja, isso significa que você possui uma identidade visual própria!

E a sua identidade visual pode conter: calças jeans pretas, camisetas laranjas, tênis estilo All Stars, relógio com pulseira amarela, brincos coloridos, entre outras diversas características!

E, novamente, isso tem tudo a ver com as marcas! Exemplo: você está andando pelo mercado e avista de longe uma geladeira com porta transparente, laterais vermelhas, recipientes com algum líquido escuro e rótulos e tampas vermelhas, qual a chance de você não saber de qual marca estamos falando? É bem provável que você saiba que é a Coca-Cola!

A identidade visual de uma marca é a definição de cores, fontes utilizadas das escritas, formas, texturas entre outros diversos elementos. Inclusive a Coca-Cola é reconhecida pelo seu tom de vermelho e isso mostra a força que a identidade visual deles tem.

Agora que já conhecemos a diferença…

Podemos finalmente falar sobre quando é hora de construir uma marca. Como vimos até aqui a marca é algo mais profundo do que a identidade visual, isso não significa que não podemos criar uma marca, muito pelo contrário! Inclusive podemos trabalhar tais características e adicionar outras através de uma comunicação bem aplicada. Mas isso fica de sugestão pra outro conteúdo.

A hora certa vai depender de projeto para projeto. Existem casos de empresas que podem passar anos sem ter uma identidade visual criada. Mas existem outros que seria impossível existir a empresa sem uma marca.

É sempre preciso avaliar bem qual o seu público, seu tipo de produto ou serviço e como será feita a comunicação e venda. Uma loja que quer vender roupas de marcas famosas não pode desprezar a construção de uma identidade visual sólida. Uma empresa que fabrica carros não pode construir automóveis sem colocar a sua marca neles.

Se você está em dúvida se precisa fazer agora uma identidade visual é só chamar no whats ou mandar um e-mail, a gente pode bater um papo bem tranquilo e analisar o seu caso 😊


Por fim, ter uma identidade visual forte pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso do seu negócio, afinal de contas uma marca lembrada é uma marca que vende muito mais fácil e melhor!

Estamos sempre aqui para te ajudar com o que for preciso é só chamar!